Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Goiás

“Goiás está aberto à ampliação do comércio exterior”, afirma Marcelo Baiocchi em missão comercial do Sebrae à Holanda

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O presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Goiás (Fecomércio-GO), Marcelo Baiocchi, afirmou nesta quarta-feira (12), durante as reuniões de trabalho da missão comercial promovida pelo Sebrae Goiás à Holanda, que o setor empresarial goiano está aberto e determinado a ampliar as parcerias econômicas com as diferentes nações dispostas a fechar negócios com o Brasil. “São oportunidades de novas empresas e novos empregos que acompanhamos e discutimos com entusiasmo, porque o comércio internacional é um caminho sem volta”, disse o líder classista durante reunião, em Amsterdã, de conselheiros e diretores do Sebrae Goiás com o Cônsul-Geral do Brasil na Holanda, Cezar Amaral.

A captação de empresas e expositores para a Semana da Moda Goiana – Amarê Fashion foi o principal item da pauta das reuniões desta quarta-feira na capital holandesa. Na audiência com o cônsul-geral foi assinada uma carta de intenção que solicita ao Consulado apoio para promover a Amarê na Holanda, de forma a estimular a participação do segmento de moda do país no evento goiano. A Amarê Fashion é realizada por Sebrae Goiás, governo estadual, Sistema Fecomércio Sesc-Senac Goiás e entidades que compõem o Conselho Deliberativo Estadual (CDE).

No encontro, Marcelo Baiocchi destacou que a Fecomércio-GO reúne 70% da atividade comercial de Goiás. “Criamos uma diretoria de comércio exterior e promovemos um encontro de 100 empresas goianas com 19 embaixadores africanos”, relatou. Conselheiro do Sebrae, o presidente da Fecomércio-GO integra comitiva formada pelos diretores do Sebrae Marcelo Lessa Medeiros Bezerra (Técnico), João Carlos Gouveia (Administração e Finanças), o também conselheiro Ubiratan da Silva Lopes (Facieg) e o presidente da Goiás Turismo, Fabrício Borges Amaral, representando o Governo de Goiás. A Fecomércio integra a Confederação Nacional do Comércio de Bens Serviços e Turismo (CNC), presidida por José Roberto Tadros.

A primeira edição do Amarê Fashion contou com 50 expositores, pesquisadores e artistas da moda e da indústria criativa, além de público de 13 mil pessoas nos desfiles, exposições e rodadas de negócios. A edição de 2023, que será realizada de 29/08 a 02/09, almeja ser um dos maiores eventos de moda do Brasil.

Na oportunidade, o diretor Técnico do Sebrae Goiás, Marcelo Lessa Medeiros Bezerra, apresentou as ações do Sebrae para a promoção da cultura empreendedora, a articulação de políticas públicas para a criação de um ambiente legal mais favorável, o acesso à tecnologia e à inovação. O diretor de Administração e Finanças João Carlos Gouveia ressaltou a convergência das ações do consulado com as do Sebrae, principalmente no apoio e estímulo à abertura de novos mercados.

O conselheiro Marcelo Baiocchi Carneiro ressaltou a representatividade da Fecomércio, entidade que reúne 70% da atividade comercial do Estado de Goiás. “Criamos uma diretoria de comércio exterior e promovemos um encontro de 100 empresas goianas com 19 embaixadores africanos. O comércio internacional é um caminho sem volta”, observa.

Para o conselheiro Ubiratan da Silva Lopes, entre os papéis das entidades está o de promover a ampliação dos mercados, dentro e fora do país. “A Facieg cresceu e se modernizou, e a cada dia apresenta serviços mais eficientes para seus associados”, explica, ressaltando que as missões internacionais são fundamentais para se antecipar às tendências de consumo e de promoção de eventos.

O conselheiro Fabrício Borges Amaral, na oportunidade representando o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, disse que o Estado não medirá esforços para ampliar a pauta de exportações e importações com a Holanda. Como presidente da Agência Estadual de Turismo (Goiás Turismo) e do Fórum Nacional de Turismo, ressaltou a importância da atividade para se gerar empregos e riquezas. “Goiás tem um potencial extraordinário e precisamos mostrar isso ao mundo”, completou.

O cônsul Cezar Amaral elogiou a iniciativa do Sebrae Goiás de buscar novos mercados para as micro e pequenas empresas, ressaltando que colocará o consulado à disposição do empresariado brasileiro. “O Sebrae é uma instituição de muita competência e credibilidade. Esta ação certamente ampliará o livre comércio entre as duas nações, isso sem contar que a Holanda é o portal de entrada para a Europa Ocidental”, enfatizou.

A audiência ainda contou com a participação do diretor da BMF Advices, Luiz de Barros, que está há 19 anos na Holanda prestando consultoria para empresas brasileiras se instalarem na Holanda; o consultor jurídico do consulado Reinier Russell, da Russell Advocaten; e o empresário Vinícius Fernandes Rocha, que abriu a TrustSis em Amsterdã, empresa que presta serviços em segurança da informação.

O Reino dos Países Baixos (Holanda) é o quarto país mais competitivo do mundo, atrás apenas da Suíça, Estados Unidos e Singapura, de acordo com o Fórum Econômico Mundial. Para alcançar essa posição, o país investiu em infraestrutura, haja vista que 25% de seu território de 41.543 km² (8 vezes menor do que o Estado de Goiás/340.111 km²) está abaixo do nível do mar.

Entre as grandes obras que elevaram a Holanda à condição de potência mundial estão o Afsluitdijk, um dique de 32km de extensão e altura de 7,25m, que impede o avanço do mar sobre o território e drena áreas antes alagadas; a ampliação do Porto de Roterdã (com 40km de extensão é o maior porto marítimo europeu); e o Aeroporto de Schiphol em Amsterdã, o quarto maior do continente, com 300 destinos diretos e 55 milhões de passageiros por ano.

Com população de 17,5 milhões de habitantes e localização privilegiada, o país limita suas fronteiras com a Bélgica e a Alemanha. Soma-se a isso um governo estável (democracia parlamentar e monarquia constitucional), sistema financeiro seguro e uma grande oferta de serviços públicos (em parceria com a Assessoria de Imprensa do Sebrae-GO).

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