Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Goiás

Sindicato busca promover a valorização e reconhecimento dos Pit Dogs por meio de projetos

Compartilhe essa publicação:

No último dia 19, na sede da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Goiás (Fecomércio-GO), o presidente do Sindicato dos Proprietários de Pit-dog (SindPitDog), Ademildo Godoy, juntamente com diretores da entidade se reuniram para debater sobre projetos que tem por objetivo a valorização, divulgação e reconhecimento do Pit Dog em Goiânia e em todo o Estado.

Também esteve presente na reunião a museóloga e professora da Universidade Federal de Goiás (UFG), Barbára Yanara da Silva, que tem como projeto musealizar e comunicar as memórias e os saberes das pessoas que formatam a cultura dos Pit Dogs de Goiânia, registrando o cotidiano desses comércios e visando a valorização, a preservação e a comunicação da cultura dos Pit Dogs. Em 2020, os Pit Dogs se tornaram patrimônio cultural imaterial de Goiânia e de Goiás em um projeto de lei aprovado pelo governador Ronaldo Caiado e pelo prefeito de Goiânia, Rogério Cruz.

Segundo o presidente do SindPitDog, iniciativas e projetos que visam valorizar os Pit Dogs são importantes e extremamente necessários para a valorização do patrimônio local e os interessados têm todo o apoio do sindicato para desenvolver ações como essa. “Com a pandemia, nosso setor foi muito afetado e impactado. Precisamos mostrar para as pessoas a importância do Pit Dog, não só para os empresários, mas também como o alimento que reúne diversos grupos diferentes em um mesmo local e tem um simbolismo muito grande para os goianos”, pontuou Ademildo.

Scroll to Top