Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Goiás

Em artigo publicado no jornal O Popular, Marcelo Baiocchi apresenta resultados de primeiro ano de atividades da Fecomex

Compartilhe essa publicação:

Em artigo publicado na edição desta quarta-feira (10) do jornal O Popular, o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Goiás (Fecomércio-GO), Marcelo Baiocchi, apresenta os resultados do primeiro ano de atividades da Fecomex, a unidade de comércio exterior da entidade. “Da Argentina ao Japão, a Fecomex apresentou as potencialidades e oportunidades da economia goiana para representantes e empreendedores de 44 nações”, afirma Baiocchi no texto.

“O comércio exterior adquire expressiva importância nesse cenário. Em 2022, o valor exportado pelo Brasil, segundo dados do governo federal, cresceu 19,1%, resultado ligeiramente superior ao de 2021”, observou o presidente da Fecomércio-GO. “Goiás registrou expansão bem mais expressiva, de 51,5%, resultado da sinergia entre os setores público e privado na conquista de novos mercados”, comparou. Leia abaixo a íntegra do artigo de Marcelo Baiocchi.

 

Comércio exterior e retomada

Marcelo Baiocchi

A economia mundial ainda está em meio aos efeitos da crise pandêmica da covid-19, mas as expectativas apontam para a retomada gradual do crescimento sustentado a partir do segundo semestre deste ano. O controle da inflação e a recuperação do investimento estão entre os principais pontos de atenção nas nações desenvolvidas e em desenvolvimento.

O esforço de governos e empresas para manter negócios e empregos durante a pandemia modificou profundamente as rotinas dos serviços públicos e do fluxo de comércio, que em boa parte migraram para os meios virtuais. O Brasil se destacou nesse contexto ao adotar novas formas de pagamento como o Pix.


O comércio exterior adquire expressiva importância nesse cenário. Em 2022, o valor exportado pelo Brasil, segundo dados do governo federal, cresceu 19,1%, resultado ligeiramente superior ao de 2021. Goiás registrou expansão bem mais expressiva, de 51,5%, resultado da sinergia entre os setores público e privado na conquista de novos mercados.

A centralidade do território, o parque logístico e o posicionamento na economia nacional destacam Goiás na retomada do pós-pandemia, criando oportunidades de negócios para além dos setores já consolidados, como o agronegócio, a agroindústria e o setor mineral. Confecções, fármacos, energia solar, turismo e eventos apresentam grande potencial de crescimento nos próximos anos.

A expansão desses negócios está diretamente ligada à nossa capacidade de apresentá-los aos mercados interno e externo. Há um ano, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Goiás (Fecomércio-GO) e seus 33 sindicatos entraram para valer nessas ações de divulgação da oferta e da qualidade dos produtos desses segmentos com a criação da Fecomex, o braço de comércio exterior do Sistema Comércio Goiás.


Com atividades iniciadas em 5 de maio de 2022, a Fecomex já promoveu diversas rodadas de negócios em Goiânia e Brasília, com encontros bilaterais e multilaterais realizados em parceria com as representações diplomáticas de países dos quatro principais continentes. Da Argentina ao Japão, a Fecomex apresentou as potencialidades e oportunidades da economia goiana para representantes e empreendedores de 44 nações.


As ações de divulgação das oportunidades do comércio estimulam também a expansão de atividades locais, como o turismo, com ganhos para os setores de eventos, alimentação, lazer e cultura. A promoção das belas e diversificadas opções de destinos goianos tiveram impacto no turismo do Estado, que registrou expansão robusta nos últimos 12 meses encerrados em fevereiro, com crescimento de 17,2. Os serviços registraram alta de 8,9%.


O relacionamento institucional do setor produtivo goiano com as representações dos diferentes países com os quais estreitamos interlocução econômica apontam para essas novas oportunidades, com geração de empresas e empregos – com mais investimentos, trabalho e renda. O comércio exterior é caminho sem volta nessa nova fase das economias nacional e mundial.

Marcelo Baiocchi Carneiro é presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac Goiás.

Scroll to Top