Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Goiás

Fecomércio-GO recebe Organização Internacional para as Migrações e Goiás Turismo para discutir repatriação de goianos e promoção de Goiás no exterior

Compartilhe essa publicação:

Na última quarta-feira (10), a Fecomércio-GO, por meio do seu braço de comércio internacional, a Fecomex, e representada por seu diretor, Marcelo Gomes, recebeu duas importantes entidades para discutir assuntos relevantes para Goiás. A primeira foi a Organização Internacional para as Migrações (OIM) da ONU, que veio da Holanda buscando parcerias com a Federação para auxiliar na reintegração de goianos repatriados em Goiás.

De acordo com dados da agência, os goianos são o terceiro maior grupo presente na Holanda, e muitos deles enfrentam situações de vulnerabilidade ao retornarem para o Brasil, seja por estarem em situação irregular no país ou por decisão própria. A OIM discutiu possíveis programas de qualificação e profissionalização para reintegrar esses grupos marginalizados na sociedade, e o Senac foi apontado como um possível parceiro para essa iniciativa. Estiveram presentes Kamila Van Maris, coordenadora de Reintegração na Holanda da OIM, além de membros da OIM Holanda e OIM Brasil. Pelo Senac Idiomas, participaram Carolina Maiara e Katiuscia Costa, além de Marco Aurélio, do projeto Resgate.

A segunda visita foi da Goiás Turismo, representada pelo seu presidente, Fabrício Amaral, e uma equipe de representantes, que discutiram estratégias de promoção de Goiás e do Brasil Central no exterior, através do Brazilian Day, o maior festival brasileiro fora do Brasil, que acontece em Nova York. Além disso, o grupo avaliou a possibilidade de incluir Goiás na agenda de eventos internacionais para o próximo ano, com o objetivo de aumentar a visibilidade do estado no exterior e captar investimentos. Participaram do encontro, também, Márcio Jr e Tâmara Roriz, do Brazilian Day, e Fernanda Cury, do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur).

Scroll to Top