Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Goiás

Mesa Brasil Sesc Goiás inaugura nova unidade em Luziânia

Compartilhe essa publicação:

O município de Luziânia, na região do Entorno de Brasília, recebeu na última sexta-feira (23), a inauguração de uma nova unidade do programa Mesa Brasil Sesc Goiás na Avenida Contorno, quadra 290, lote 11 – Parque Estrela Dalva IV. O Programa de Segurança Alimentar e Nutricional, que funciona como uma rede nacional de bancos de alimentos, tem o objetivo de combater à fome e o desperdício, a partir de doações de parceiros, e contribui para a garantia da segurança alimentar e nutricional de crianças, jovens, adultos e idosos, em vulnerabilidade social, em todo o Brasil. Em Goiás, o projeto foi implantado em agosto de 2004. Atualmente, são mais de 300 instituições sociais cadastradas, em 37 municípios do estado. Em 2022, o programa distribuiu 543.865,48 kg de alimentos, beneficiando mais de 198 mil goianos.

De acordo com o presidente do Sistema Fecomércio Sesc e Senac Goiás, Marcelo Baiocchi, Luziânia foi escolhida para a instalação da nova unidade, em razão da localização considerada estratégica, visto o acesso principal pela BR 040 e a proximidade dos centros de distribuição. “Além disso, infelizmente, a região do Entorno de Brasília conta com grande número de famílias em situação de vulnerabilidade social e que se agravou ainda mais em virtude da pandemia causada pela Covid 19”, ressalta.

Segundo o diretor regional do Sesc Goiás, Leopoldo Veiga Jardim, o programa Mesa Brasil Sesc foi protagonista durante o período da pandemia. “Em 2020, 2021 e 2022, a nossa equipe se empenhou diariamente para capturar e entregar as doações às famílias goianas em situação de insegurança alimentar. Mas esse trabalho não pode parar e por isso estamos abrindo uma nova unidade para poder ampliar ainda mais o trabalho social desenvolvido pelo Sesc”, afirmou.

Mesa Brasil Sesc
Como o programa funciona? O Mesa Brasil Sesc conta com parceiros doadores (produtores rurais, atacadistas e varejistas, centrais de distribuição e abastecimento e indústrias de alimentos, além de empresas de diversos ramos de atividade), que doam seus excedentes de produção, alimentos fora dos padrões de comercialização, mas em condições seguras, próprios para o consumo, e distribui esses alimentos para instituições sociais cadastradas que irão repassar para as famílias em situação de vulnerabilidade social.

Ações Educativas
O trabalho do Mesa Brasil Sesc vai além da distribuição de alimentos. O programa desenvolve ações educativas nas áreas de Nutrição e Serviço Social, com o objetivo de promover a alimentação adequada, a reeducação alimentar e fortalecer a gestão das instituições sociais assistidas.

Para isso, o Mesa Brasil Sesc promove atividades como cursos, oficinas e palestras para difusão de conhecimentos, troca de informações e experiências junto aos profissionais, voluntários e beneficiários das entidades sociais, bem como às empresas doadoras.

Doação
Quem doa para o programa colabora com a sociedade e a cidadania. Além de reduzir custos com o descarte de produtos fora dos padrões de comercialização, porém ainda próprios para o consumo, os doadores também contam com a isenção do ICMS (CONFAZ – Decreto n° 41.374 de 30 de janeiro de 2002, Art.1) para os produtos e serviços doados ao Mesa Brasil. Para saber como doar, basta clicar aqui. (https://www.sescgo.com.br/mesa-brasil-sesc)

Instituições sociais
As instituições assistenciais, sem fins lucrativos, podem se inscrever, gratuitamente, para receberem doações do Mesa Brasil Sesc. Saiba como aqui. (https://www.sescgo.com.br/mesa-brasil-sesc)

 

Scroll to Top