Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Goiás

ExpoFecomércio conecta expositores e visitantes com culturas e oportunidades de negócios de diversos países

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Argentina, Canadá, Índia, México e Quênia atraem atenção e despertam curiosidade com seus destinos turísticos, gastronomia, cultura, programas de educação e possibilidades de investimentos

 

O maior evento do setor do comércio de bens, serviços e turismo de Goiás, em realização em Goiânia, está conectando expositores e visitantes com as culturas e oportunidades de negócios de cinco países. Na 1ª ExpoFecomércio, no Centro de Convenções, Argentina, Canadá, Índia, México e Quênia atraem as atenções e despertam curiosidades com seus destinos turísticos, gastronomia, cultura, programas de educação e, claro, possibilidades de investimentos.

A ExpoFecomércio é promovida pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Goiás (Fecomércio-GO) em parceria com o Sesc Senac, seus 33 sindicatos e o Sebrae. Com entrada gratuita, a feira – que começou na terça-feira (17) e se encerrou nesta quinta (19) – promove a exposição de serviços, produtos e oportunidades de negócios, para fortalecer marcas e ampliar parcerias e investimentos.

Fani Mzee, da Embaixada do Quênia, fala com entusiasmo das riquezas culturais da nação africana, formada por múltiplas etnias com línguas distintas e inglês e kiswahili como idiomas oficiais e diz que a produção de chás especiais está na linha de frente da divulgação do país ao redor do mundo. O produto corresponde a 23% das exportações quenianas e emprega mais de 5 milhões de quenianos.

Mzee também destaca as belezas naturais do Quênia. “Temos 32 parques internacionais, praias e as belas montanhas onde são produzidos nossos chás com qualidade internacionalmente reconhecida”, afirma. Os parques, lembra Mzee, são oportunidade para os safaris, nos quais é possível conhecer a impressionante fauna nativa africana, com elefantes, girafas, zebras e leões vivendo em seus habitáts naturais.

Da África Oriental para a América do Norte, o México traz para a 1ª ExpoFecomércio as iguarias da gastronomia local. O visitante pode provar a crocância do grilo, produto encontrado nos supermercados mexicanos, enquanto degusta e aprecia os aromas dos produtos do mezcal, um destilado produzido a partir do sumo fermentado do agave.

Sarquiz Seade, da Embaixada do México, explica que o mezcal, que ainda não está à venda no Brasil, é uma bebida ancestral, mais rústica do que a tequila. Os destilados são primos, mas com pegadas e personalidades muito distintas, adverte Seade. O agave é um gênero de plantas que só brota e cresce no México, daí a exclusividade do Mezcal. “Não se pode produzi-lo. Para ter mazcal, é preciso colher o agave nativo, prepará-lo e fermentá-lo”, afirma.

Se o México tem o misterioso mezcal, a Argentina tem alguns dos melhores vinhos do mundo. Com o turismo bilateral em alta e sempre crescendo, a embaixada do nosso vizinho sul-americano aposta na divulgação de suas vinícolas, parrillas e empanadas para estimular o consumo desses produtos lá, durante as visitas, e aqui, com mais frequência. Por isso, a cozinha show argentina e a degustação de vinhos, que prosseguem nesta quinta-feira, estão entre as atrações mais procuradas da 1ª ExpoFecomércio.

Ao lado do México, o vizinho de continente Canadá reforça sua vocação e aposta na educação de altíssima qualidade, com diplomas de prestígio internacional. “As universidades canadenses são motores de inovação, estimulando o espírito investigativo em pesquisa e atuando com criatividade”, afirma o material de apresentação das oportunidades de programas de educação ofertado pela embaixada canadense em seu estante no pavilhão internacional da Fecomex.

Com foco em novos negócios e investimentos, a Embaixada da Índia levou a assessoria econômica da representação do país asiático no Brasil para a 1ª ExpoFecomércio. O objetivo é prestar atendimento personalizado aos visitantes e expositores interessados em prospectar oportunidades de negócios. A embaixada se propõe a ser uma intermediadora entre investidores brasileiros e indianos, identificando a demanda para conectá-la com o setor ou a empresa certos na Índia, explica Vinicius Rodrigues, assessor executivo para negócios da embaixada.

 

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