Evento foi conduzido pelo prefeito de Goiânia, Sandro Mabel
Nesta segunda-feira (28), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Goiás (Fecomércio GO) sediou o evento Mobilidade em Foco: Aprimoramento do Sistema Nacional de Informações em Mobilidade Urbana (SIMU). O projeto foi desenvolvido pela Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP) em parceria com o Ministério das Cidades e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e tem o objetivo de desenvolver uma estrutura unificada para a gestão e compartilhamento de dados do transporte público.
O projeto piloto pretende superar a falta de padronização e a inconsistência de dados do setor, através da automatização da coleta de dados do transporte público, substituindo respostas manuais por procedimentos tecnológicos já existentes, como monitoramento de frota (GPS/AVL) e bilhetagem eletrônica.
A expectativa é que essa iniciativa melhore a eficiência, transparência e sustentabilidade nas políticas públicas de mobilidade urbana. Dessa forma, governantes e gestores públicos poderão tomar melhores decisões sobre investimentos e financiamento para o setor baseadas em evidências.
Quatorze cidades fazem parte da iniciativa: Goiânia, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Fortaleza, Salvador, Curitiba, Florianópolis, Belém, João Pessoa, Campinas, Contagem, Uberlândia, Manaus e Campina Grande.
O presidente da Comissão de Mobilidade Urbana da FNP, prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, ressaltou o ineditismo local. “Inicialmente, a proposta do projeto é padronizar e automatizar a coleta de dados sobre transporte coletivo, permitindo decisões mais inteligentes e o direcionamento preciso de recursos federais. Estamos saindo do modelo manual para o digital, algo que Goiânia já pratica com excelência. Sincronizamos semáforos, reorganizamos vias, metronizamos linhas e modernizamos a frota do transporte coletivo. Tudo isso virou referência e está sendo observado pelo país inteiro”, destacou Mabel.
O presidente da Fecomércio-GO, Marcelo Baiocchi, também elogiou a parceria da gestão municipal com o setor produtivo. “Muito do que está sendo feito em Goiânia é fruto do diálogo com as entidades empresariais. Onde há transporte coletivo digno, há mobilidade urbana de verdade. Isso impacta diretamente o comércio. Às vezes, precisamos abrir mão de estacionamento na porta da loja, mas ganhamos fluxo, acessibilidade e clientes”, destacou.
O evento contou com a presença do prefeito de Aparecida de Goiânia, Leandro Vilela, de representantes das prefeituras de todo o país que estão envolvidas na comissão, do Ministério das Cidades e do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Mobilidade Urbana.












