Mostra é realizada em parceria com o Instituto Paulo Kobayashi e está disponível para visitação no Sesc Centro até o dia 2 de setembro
O Sistema Fecomércio Sesc Senac, por meio da Fecomex e da unidade Sesc Centro, em Goiânia, promoveu a cerimônia de abertura da exposição internacional “80 anos de Hiroshima e Nagasaki – Inspirando a Cultura da Paz”, no último sábado (23). A mostra é fruto da parceria entre a Embaixada do Japão, o Instituto Paulo Kobayashi e o Sistema Fecomércio, além da iniciativa também celebrar os 130 anos de amizade entre Brasil e Japão.
A cerimônia de abertura contou com a presença de convidados, representantes do setor produtivo e da Embaixada, entre eles o presidente do SINAT, Paulo Diniz; o presidente do Sinergás, Zenildo do Vale; o assessor de Comunicação da presidência do Sistema, Iuri Godinho; e o assessor de diretoria executiva que atua na Fecomex, Marcelo Gomes, que representaram a Federação.
A exposição reúne painéis informativos, documentos e imagens históricas cedidas pelo Museu do Memorial da Paz de Hiroshima, além de peças que retratam a tragédia nuclear e suas consequências. Entre as histórias apresentadas está a de Sadako Sasaki, a criança que foi vítima da radiação e tornou-se símbolo mundial de resistência e esperança. A memória de Sadako também é homenageada por meio de uma obra da artista origamista Priscila Tiemi Okata Nishizawa.
Durante a Segunda Guerra Mundial, no dia 6 de agosto de 1945, às 8h15 da manhã, os Estados Unidos (EUA) explodiram a bomba atômica sobre a cidade japonesa de Hiroshima. A segunda bomba foi lançada e explodiu em Nagasaki (Japão), no dia 9 de agosto daquele ano, às 11h02. As datas tornaram-se emblemáticas e são lembradas pelos sobreviventes, países e instituições em todos os continentes como forma de inspirar, propagar e reforçar a cultura da paz entre os povos e as nações.
A exibição ficará aberta ao público até o dia 2 de setembro, a mostra convida à reflexão sobre paz, memória e empatia. A visitação é gratuita e pode ser feita no Sesc Centro (Rua 15, Setor Central, Goiânia), das 9h às 18h.




















