Na última terça-feira (18), a Fecomércio-GO marcou presença na 2ª Conferência Estadual do Trabalho, realizada no auditório da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (FIEG). A etapa estadual reuniu trabalhadores, empresários e representantes governamentais para colher propostas que serão levadas à fase nacional, prevista para março de 2026.
O encontro foi dedicado à discussão de políticas públicas voltadas à geração de empregos de qualidade, inserção produtiva qualificada e sustentável, além de melhores condições de trabalho e fortalecimento da renda dos trabalhadores goianos.
Nivaldo dos Santos, superintendente regional do Trabalho em Goiás (SRTB-GO), destacou a relevância de aproximar o setor empresarial, trabalhadores e governo para debater o futuro das relações trabalhistas no estado.
“A etapa estadual da Conferência de Trabalho é fundamental para fortalecer o diálogo social e o tripartismo, propondo políticas que assegurem um desenvolvimento mais sustentável e comprometido com a justiça social e jurídica no ambiente laboral”, afirmou.
Durante a programação, a Casa da Indústria recebeu a coordenadora nacional de projetos do OTI Brasil, Fernanda Carvalho, que apresentou propostas de melhorias para o mundo do trabalho, tanto para empregados quanto para empregadores. Ela reforçou a necessidade de combater a discriminação e ampliar a igualdade de oportunidades.
“É fundamental promover medidas que assegurem equidade de gênero e raça, inclusão produtiva e respeito. Que as políticas públicas trabalhistas sejam capazes de gerar diversidade”, destacou.
As propostas discutidas pelo tripartismo fomentaram um debate coletivo essencial para o fortalecimento dos direitos trabalhistas, da segurança, da negociação e do bem-estar no trabalho. As sugestões apresentadas também visam ampliar oportunidades no sistema trabalhista goiano, promover inclusão produtiva e contribuir para a redução da pobreza e da desigualdade social.
A conferência reuniu diversas lideranças sindicais e representantes governamentais. Participaram, entre eles, o assessor jurídico da Fecomércio-GO, Rogério Campos Borges; o presidente do Sindinformática-GO, Marco César Chaul; o presidente do Sindego, Divino Eterno; o presidente do Sindilojas-GO, José Reginaldo; e a advogada especialista em direito empresarial, Lorena Blanco.


