Pacto Goiás Pela Inovação se reúne com Conselho Gestor para discutir o mapa estratégico e propostas de inovação

Compartilhe:

O Conselho Gestor debateu sobre medidas e ações realizadas neste ano, buscando impor propostas que visa levar Goiás como referência em inovação nacionalmente

Nesta manhã de quarta-feira (27), foi realizada na Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (FAEG) a 19ª Reunião do Conselho Gestor do Pacto Goiás pela Inovação. O encontro apresentou um balanço das ações desenvolvidas em 2025, além de oficializar a entrada de novos parceiros ao Conselho Gestor, traçando um plano estratégico de ações inovadoras inseridas em conjunto com diferentes setores, avaliando os resultados adquiridos este ano.

Durante a apresentação, destacou-se a relevância do Mapa Estratégico, documento que estabelece os eixos institucionais, de governança, financiamento, articulação e conhecimento que orientam toda a gestão do biênio. O material mostra uma visão, missão e prioridades, tornando-se referência oficial para as ações do movimento.

O edital também é uma abertura formal para doadores de pessoas físicas, empresas, ICTs, OSCs e órgãos públicos. A definição de contrapartidas como o selo “Apoiador da Inovação em Goiás”, destaques institucionais e participação prioritária em missões e fóruns. A iniciativa visa garantir sustentabilidade financeira, governança sólida, alinhamento estratégico dos signatários, fortalecimento institucional, maior articulação do ecossistema e o posicionamento do Pacto como liderança em inovação.

Na avaliação do Marco César Chaul, presidente do Sindinformática e coordenador do Pacto Goiás Pela inovação, “O Pacto tem um papel fundamental, principalmente quando se une com os membros do conselho, objetivando ações, visando buscar a inovação e meios para contribuir com a inovação para o Estado. Esse mapa ajuda a visualizar todo trabalho realizado em prol de alinhar as ações do nosso ecossistema de inovação.”, destacou.

O vice-coordenador da FAEG, Pedro Camilo, reforçou o propósito da parceria e a necessidade de iniciativas que posicionem Goiás como referência nacional “O nosso principal objetivo é desenvolver ações que fortaleçam o polo de inovação, especialmente centralizar uma comunicação eficaz, permitindo levar Goiás como referência nacional em expansão, com apoio do conselho.”

Além disso, foi enfatizada a importância da parceria entre os membros do conselho e a disposição em apoiar e integrar projetos e movimentos voltados ao aprimoramento da gestão de negócios no Estado.

Na ocasião, várias lideranças sindicais, empresariais e representantes governamentais, entre elas Karolline Fernandes, gerente de inovação do HUB Goiás; presidente do CDTI/FIEG, Luciano Lacerda; CEO da RURAX e presidente da Câmara de Tecnologia e Inovação da ACIEG, Juliano Guimarães; Emília Rosângela Pires, analista de inovação do SEBRAE-GO e chefe de gabinete da reitoria da UEG, Cristhyan Martins Castro Milazzo.

Leia mais

Rolar para cima