O Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-GO, por meio de sua Câmara de Comércio Exterior da Fecomércio (Fecomex), recebeu na tarde desta segunda-feira (1), o Embaixador da Itália, Alessandro Cortese, para uma cerimônia solene que marca um novo capítulo nas relações econômicas, culturais e institucionais entre Goiás e Itália.
Durante o encontro, o presidente do Sistema Fecomércio Sesc/ Senac e vice-presidente da CNC, Marcelo Baiocchi, destacou a relevância histórica da imigração italiana no estado e apresentou iniciativas que reforçam a cooperação entre as duas nações. “Nossa gestão tem a promoção das relações internacionais em altíssima prioridade, e a missão italiana no Brasil ocupa, para nós, um lugar especial nessa agenda.”, reafirma.
A cerimônia foi marcada pelo anúncio de ações estratégicas que ampliam a presença italiana no Sistema Fecomércio e promovem o intercâmbio entre os dois países. Entre as iniciativas estão:
Curso de Italiano pelo Senac Goiás
A partir de 2026, o Senac abrirá turmas para língua italiana em Goiânia, Caldas Novas e Nova Veneza. A expectativa é de alta demanda por parte dos interessados na cultura italiana.
Missão Comercial à Itália em 2026
No segundo semestre de 2026, a Fecomércio realizará uma missão empresarial conhecer novas tecnologias aplicadas aos comércio e serviços, e presenciar a força do varejo e do turismo italiano. O grupo também visitará polos industriais e criativos ligados à moda, design, cosméticos, turismo e gastronomia. O objetivo, segundo Baiocchi, é fortalecer a internacionalização das empresas goianas, ampliar mercados e estreitar o diálogo institucional
Festival de Culinária Italiana
Também foi anunciada a abertura, neste mês de dezembro, do Festival Gastronômico de Culinária Italiana no Restaurante Escola Cora do Senac, na unidade do Tribunal de Justiça. O cardápio especial terá pratos inspirados em sabores tradicionais da Itália.
Assinatura do Memorando de Entendimento
Na ocasião, a Fecomércio e a Embaixada da Itália formalizaram a assinatura do Memorando de Entendimento, que estabelece cooperação voluntária entre as instituições em áreas de interesse comum. O acordo prevê ações voltadas à promoção da cultura e do idioma italiano, ao fortalecimento das relações comerciais e ao intercâmbio educacional e institucional entre Goiás e a Itália. Entre as linhas de cooperação previstas estão:
a) O apoio à oferta de cursos de língua italiana e à realização de eventos culturais, como festivais de cinema e outras manifestações artísticas;
b) A colaboração comercial, por meio da organização de missões empresariais, rodadas de negócios, feiras e iniciativas que aproximem empresas italianas e brasileiras;
c) O incentivo ao intercâmbio educacional e institucional, com seminários, encontros e ações que favoreçam o diálogo entre entidades dos dois países e promovam a troca de experiências acadêmicas e profissionais.
Homenagem ao Embaixador
Como forma de agradecimento pelos serviços prestados ao Brasil e ao Estado de Goiás, o presidente Marcelo Baiocchi entregou ao embaixador Alessandro Cortese a Medalha do Mérito do Comércio, a mais alta honraria concedida pelo Sistema Fecomércio. A condecoração foi estendida a todos os membros da Embaixada da Itália no Brasil.
O evento contou com a presença de diversas autoridades e representantes de instituições goianas e italianas, entre eles: Alessandra Crugnola, cônsul da Itália no Brasil; Alessandro Cortese, embaixador da Itália no Brasil; Bruno Peixoto, deputado estadual e presidente da Alego; Ana Cláudia Ganzarolli, diretora Comercial do Porto Seco Centro-Oeste; Joel Santana Braga Filho, secretário de Indústria, Comércio e Serviços de Goiás; Giordano Sarvio, chefe do Gabinete de Assuntos Internacionais do Governo de Goiás; Leopoldo Veiga Jardim, diretor regional do Sesc/Senac-GO; Lúcia Cartocci, presidente da CIGO; Marcelo Gomes, conselheiro de Assuntos Internacionais da Fecomex; Mercedes Miquelina Sátiro, representante da Associação Cultural Italiana de Nova Veneza; Michel Magul, secretário de Assuntos Internacionais da Alego; Pasquale Perrine, conselheiro do Comites – Comitato degli Italiani all’Estero; Simeyzon Silva, assessor da Presidência da Fecomércio para Assuntos Institucionais; e o prefeito de Nova Veneza, Valdemar Batista Costa.





