Na última quarta-feira (08), o Sindtur-GO realizou a Primeira Assembleia Geral de 2026, no auditório da Fecomércio-GO, com o objetivo de autorizar a apreciação, negociação e celebração da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), bem como de seus aditivos e acordos coletivos, com vigência a partir deste ano.
A assembleia reforçou a importância do diálogo transparente e legítimo entre sindicatos e empresas, destacando a necessidade de manter fóruns com especialistas tributários e trabalhistas para esclarecer mudanças legais. O encontro também evidenciou a sensibilidade do setor de turismo, hotéis e motéis à economia, ressaltando a importância de equilibrar salários, índices e a sustentabilidade do setor.
De acordo com o presidente do Sindtur-GO, Ricardo Rodrigues, a assembleia fortaleceu o diálogo entre sindicatos e empresas, autorizando formalmente a celebração da CCT e seus aditivos, garantindo legitimidade, transparência e cooperação. Além disso, foi destacado a importância de manter o PIS e os índices salariais sob controle, utilizando estratégias da convenção coletiva para reduzir encargos e gerar economia para as empresas envolvidas.
O presidente também ressaltou o papel fundamental do setor laboral e dos sindicatos patronais na mediação das negociações, garantindo acordos equilibrados e sustentáveis para todos os envolvidos. Além disso, a participação dos sindicatos é essencial para assegurar legitimidade, representatividade e transparência, atuando como mediadores das negociações, orientando sobre questões legais e econômicas, e promovendo mais estabilidade no setor.
Estiveram presente diversas lideranças, entre elas o representante do Arcos Dourados (Mcdonald ‘s) Ricardo Lopes; Emerson, representando Petiscaria Canedo LTDA, assessor jurídico da Federação, Rogério Campos Borges, Vice Presidente do Sindtur Michael Alves, Tesoreiro Marusalio, Delegado de Pirenópolis Hugo Chaguinha, Helder 2º Conselheiro Fiscal, 3º Conselheiro Fiscal Jordana, 2º Suplente Renata.