Encontro reuniu lideranças empresariais e autoridades para tratar pautas estratégicas
O presidente da Fecomércio-GO, Marcelo Baiocchi Carneiro, participou, na segunda-feira (09/02), da primeira reunião mensal de 2026 do Fórum das Entidades Empresariais de Goiás (FEE), que reúne Fecomércio-GO, Fieg, Faeg, FCDL, Facieg, Sistema OCB/GO, Adial e Acieg.
O encontro teve como foco a discussão de pautas estratégicas voltadas ao fortalecimento e ao desenvolvimento do setor produtivo goiano. A reunião foi realizada na sede da Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (Acieg) e conduzida pelo presidente da entidade, Rubens Fileti.
Entre os temas em destaque esteve o suprimento de energia elétrica no Vale do Araguaia, apresentado pelo gestor executivo da EDP, Renato Teixeira, e pelo subsecretário de Energia, Telecomunicações e Cidades Inteligentes da Secretaria-Geral de Governo (SGG), Renato Lyra. Os representantes detalharam as ações em andamento para atender à crescente demanda energética da região, considerada essencial para garantir a expansão das atividades produtivas e a atração de novos investimentos.
Outro ponto relevante da pauta foi a participação da embaixadora da União Europeia no Brasil, Marian Schuegraf, que abordou as oportunidades e os desafios relacionados à ampliação do comércio exterior a partir do recente acordo Mercosul–União Europeia. Considerado um marco histórico para a integração econômica entre os blocos, o acordo prevê a ampliação do acesso a mercados, a redução de barreiras tarifárias e o fortalecimento da previsibilidade nas relações comerciais. Para o Brasil e, especialmente, para Goiás, o avanço do acordo abre perspectivas concretas de aumento das exportações, atração de investimentos, diversificação da pauta comercial e maior inserção das cadeias produtivas locais em mercados de alto valor agregado, além de estimular práticas sustentáveis e padrões internacionais de competitividade.
O encontro do FEE contou ainda com a presença dos secretários estaduais Joel Sant’Anna (Indústria, Comércio e Serviços) e Pedro Leonardo Rezende (Agricultura, Pecuária e Abastecimento), do secretário municipal de Desenvolvimento, Indústria, Comércio, Agricultura e Serviços de Goiânia (Sedicas), Adonídio Neto, do vice-presidente da Fecomércio-GO e presidente do Sindiposto-GO, Márcio Andrade, além do assessor da Câmara de Comércio Exterior (Fecomex), Marcelo Gomes.





