Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Goiás

Benchmarking entre Goiás e Mato Grosso do Sul

Compartilhe essa publicação:

Fecomércio-GO se reúne com Fecomércio-MS para apresentar projetos importantes da casa

Nesta terça-feira (13/12), as Federações do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Goiás e do Mato Grosso do Sul se reuniram para fazer benchmarking, que consistiu na apresentação de projetos importantes desenvolvidos pela entidade goiana e na análise estratégica das melhores práticas/projetos que podem ser replicados. Pela Fecomércio-MS, participaram da reunião virtual, o presidente da instituição, Edison Ferreira de Araújo, e seis executivos. Representando a Fecomércio-GO, estavam o presidente do Sindicato das Empresas de Informática, Telecomunicações e Similares do Estado de Goiás (Sindinformática-GO), Marco César Chaul, o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado de Goiás (Sindiposto) e vice-presidente do Instituto Elias Bufáiçal (IEB), Márcio Martins de Castro Andrade, além do chefe de gabinete da presidência, Ibraim de Almeida Coelho, o diretor de relações institucionais, Orlando de Souza Santos, e o diretor da Fecomex, Marcelo Gomes. Também participaram da reunião, o coordenador do programa de excelência em gestão do Sistema CNC, Mateus Dornelas, que ressaltou a importância da participação efetiva de presidentes de sindicatos na condução dos trabalhos, além de dois técnicos do Sebrae Goiás.

 

CSS – Central de Serviços Sindicais

O chefe de gabinete da presidência da Fecomércio-GO, Ibraim de Almeida Coelho, apresentou a Central de Serviços Sindicais desenvolvida pela Federação goiana, cujo objetivo é oferecer uma rede de apoio aos sindicatos, desde a estrutura física de suas sedes até serviços de secretariado e comunicação, para ajudá-los a se desenvolverem.

 

Projeto Fecomércio-GO e Sebrae Goiás

O presidente do Sindinformática, Marco Chaul, juntamente com representantes do Sebrae Goiás e da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) apresentou os programas Sindicato Forte e Comércio Forte. Os dois programas visam promover o desenvolvimento, a capacitação e apoiar os líderes sindicais com o objetivo de ampliar as competências gerenciais, sociais e políticas. O intuito é criar um ambiente favorável ao fortalecimento econômico para os representados pelos sindicatos, para, posteriormente, fortalecer todos os segmentos do comércio goiano.

 

IEB – Instituto Elias Bufáiçal

O vice-presidente do Instituto Elias Bufáiçal (IEB), Márcio Martins de Castro Andrade, e o diretor de relações institucionais, Orlando de Souza Santos, falaram sobre o IEB e seu modelo de atuação. O IEB é uma entidade com o objetivo de contribuir com bem-estar e amparo aos trabalhadores e seus familiares, concedendo benefícios sociais previstos nas Convenções Coletivas de Trabalho e, efetivamente, celebradas entre o Instituto e os Sindicatos dos segmentos: Comércio de Bens, Serviços e Turismo.

 

Fecomex

A Fecomex, braço de comércio exterior, missões e clube de compras da Federação goiana, surgiu com o objetivo de atender à demanda dos sindicatos e empresários goianos em relação às negociações e ações voltadas para o exterior. Desta forma, o programa é criado para aproximar o comércio das representações estrangeiras e suas autoridades diplomáticas, consulares e comerciais no Brasil, participando dos eventos promovidos, coordenando agendas conjuntas e organizando missões empresariais internacionais com objetivos comerciais, educacionais e culturais. A apresentação foi realizada pelo diretor do programa, Marcelo Gomes.

Scroll to Top