Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Goiás

CNC lança na Fecomércio, em primeira mão, jornada Atena 2024

Compartilhe essa publicação:

Anúncio foi realizado em evento que apresentou a 2ª etapa do Programa Sindicato Forte, Comércio Forte, que é fruto de parceria entre a Federação e o Sebrae Goiás

O Programa Sindicato Forte, Comércio Forte teve sua 2ª etapa lançada nesta quarta-feira (3), na sede da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Goiás (Fecomércio GO). A iniciativa é um projeto desenvolvido entre a Federação e o Sebrae Goiás que foi reconhecida pelo prêmio Atena, ápice do programa homônimo de capacitação e desenvolvimento sindical da entidade, da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Na programação de lançamento, os participantes assistiram uma palestra sobre liderança na área de Inteligência Artificial, com o especialista em consultoria e educação corporativa, Rubens Berredo, e também puderam conferir uma apresentação dos resultados do convênio entre Fecomércio e Sebrae, realizada pela analista do Sebrae, Gleice de Melo. Também presente no evento, representada por Mateus Dornelas e João Braga, a CNC realizou o lançamento, em primeira mão, da Jornada Atena 2024 em Goiás, uma vez que o lançamento oficial só será realizado no dia 11 de abril para o restante do país.

Em seu discurso de boas-vindas, o presidente da Fecomércio e vice-presidente da CNC, Marcelo Baiocchi, exaltou a atuação e comprometimento dos sindicatos que participaram do Sindicato Forte, Comércio Forte. “Esse projeto é uma iniciativa que visa fortalecer os sindicatos e nasceu a partir de diversas reuniões e conversas para identificarmos as principais dores e dificuldades que nossas entidades enfrentam em suas gestões. É visível que alguns sindicatos, que abraçaram o projeto, já estão colhendo os resultados, principalmente pelo fato de que conseguindo expandir suas bases e compartilhar os benefícios do projeto com suas categorias e associados. Temos convicção de que não basta termos uma federação forte, robusta e financeiramente estável se os sindicatos não estiverem crescendo também”, pontuou Baiocchi.

Para o presidente do Sindinformática e coordenador do programa Sindicato Forte, Comércio Forte, Marco César Chaul, a segunda fase vem para aprimorar todo o aprendizado adquirido na primeira etapa do programa e que já ajudou no desenvolvimento e direcionamento de diversos sindicatos. “A partir de agora, vamos aprimorar ainda mais com o programa Atena da CNC e é um privilégio para nós que a entidade-mãe lance, em primeira mão, a Jornada Atena 2024 em Goiás. Agradeço, também, a nossa parceria com o Sebrae que tem nos ajudado significativamente no crescimento dos nossos sindicatos e das nossas empresas”.

Jornada Atena
É o ciclo anual de melhoria que as entidades participantes irão realizar para atingir seus resultados desejados. Essa jornada é composta por uma série de ações multidisciplinares que, de acordo com cada etapa do método gerencial PDCA, irá desenvolver as competências pessoais dos profissionais das entidades e suas práticas de trabalho.

Na etapa P são planejados e priorizados objetivos, resultados, metas, diagnósticos e planos de melhoria por meio de ferramentas e reuniões entre os sindicatos, federações e CNC. Já na etapa D são realizados treinamentos, assessorias e ações planejadas para o alcance dos resultados desejados. A etapa C corresponde aos controles que identificam se as ações e os resultados estão sendo devidamente alcançados, conforme planejado. E, finalmente, na etapa A são realizadas ações que buscam o aprendizado ou aperfeiçoamento e, com elas, são feitas tanto as correções de rumo em caso de insucessos e quanto a valorização e padronização no caso das práticas bem-sucedidas.

Fotos: Silvio Simões e Alex Malheiros

Scroll to Top