Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Goiás

Conselho fiscal da Fecomércio-GO têm atuação constante de fiscalização da gestão financeira

Compartilhe essa publicação:

O Conselho Fiscal (CF) da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Goiás (Fecomércio-GO) é um órgão fiscalizador independente, que busca, por meio dos princípios da transparência e ética, promover a análise das despesas ordinárias e extraordinárias da entidade, contribuindo para um melhor desempenho da instituição, explica o conselheiro Fábio Ribeiro.

Conforme previsto no artigo 26 do Estatuto da Fecomércio-GO, o CF é integrado por três membros efetivos, Wender Francisco de Souza, Marusálio Alberto de Rezende e Fábio Alves Ribeiro, e igual número de suplentes, eleitos, juntamente com a diretoria da entidade, para um mandato de 4 (quatro) anos. Os atuais suplentes são Benjamim Ragonezi, Lázaro Clementino da Cunha e Jefferson Porto Araújo.

Com o objetivo de contribuir para o melhor desempenho das atividades desenvolvidas pela Fecomércio-GO e para fornecer segurança fiscal e contábil, as reuniões do CF acontecem mensalmente e contam com a participação, como convidados para prestar esclarecimentos, de membros do departamento financeiro da Fecomércio-GO, integrantes do escritório de contabilidade, além do vice-presidente Tesoureiro e da Chefia de Gabinete da presidência. “As informações e esclarecimentos prestados pela equipe de profissionais responsáveis pela proposta orçamentária e retificações, pelos balancetes mensais e anuais, traz segurança ao Conselho Fiscal no exercício da fiscalização”, pontua o conselheiro Marusálio.

Para o conselheiro Wender Souza, o CF atua na fiscalização da aplicação dos recursos financeiros da Fecomércio-GO, bem como verifica se as movimentações passaram por todos os trâmites legais inclusive em pontos específicos. “O Conselho Fiscal não tem o poder legal de impedir, interromper ou até mesmo de alterar qualquer movimentação ou ato que ele entenda estar fora dos padrões permitidos pela entidade, mas, diante de uma possível eventualidade dessa, nós, como conselheiros, fazemos as recomendações necessárias e pertinente ao caso a quem se fizer necessário, essa é a atuação do nosso conselho fiscal da Fecomércio-GO”, explica Souza.

De acordo com o vice-presidente Tesoureiro, as reuniões mensais fornecem transparência e clareza na prestação de contas. “Graças aos encontros mensais, temos realizado um trabalho constante de organização e planejamento para que a Fecomércio-GO continue realizando atividades e ações que contribuem para o fortalecimento do comércio goiano”.

Scroll to Top