ELI Summit GO reúne ecossistema de inovação e destaca estratégias para transformar Goiás em referência nacional

Compartilhe:

Especialistas destacaram o papel das parcerias na construção de um Goiás mais inovador

O auditório do Sebrae Goiás ficou lotado nesta terça-feira (24/06) durante a realização do ELI Summit GO, evento promovido pelo Sebrae Goiás em parceria com o Pacto Goiás pela Inovação. A iniciativa reuniu empresários, gestores públicos, especialistas em tecnologia, representantes do setor produtivo, pesquisadores, investidores e lideranças do ecossistema de inovação para um dia de debates, networking e troca de experiências sobre os desafios e oportunidades da economia digital.

Com uma programação diversificada, o encontro proporcionou uma imersão completa nas principais tendências que estão moldando o futuro dos negócios, das cidades e da transformação digital. Ao longo do dia, os participantes acompanharam palestras, painéis e apresentações de cases de sucesso voltados para inovação, inteligência artificial, investimentos, governança e desenvolvimento territorial.

A abertura do evento contou com a palestra internacional “Case de Medellín: Como criar cidades inovadoras”, ministrada por Santiago Uribe, diretor executivo da Medellín Resilience Office Corporation. Durante sua apresentação, Uribe compartilhou a trajetória de transformação da cidade colombiana, que se tornou uma das principais referências mundiais em inovação urbana, desenvolvimento sustentável e inclusão social por meio da tecnologia e da colaboração entre governo, universidades, empresas e sociedade civil. 

Na sequência, o primeiro painel discutiu o tema “Conectando Capital e Inovação no Fomento de Negócios Inovadores”, reunindo representantes da Finep, Fapeg e Bossa Nova Investimentos para debater mecanismos de financiamento, investimento e fortalecimento de startups e empresas inovadoras. 

Um dos momentos importantes do ELI Summit GO foi a assinatura do acordo de operação da SCP IPÊ Investe, iniciativa voltada ao fortalecimento de startups e negócios inovadores em Goiás e Mato Grosso do Sul. O projeto é fruto de uma parceria entre o Sebrae Goiás, Sebrae Mato Grosso do Sul e Sebrae Nacional e tem como objetivo ampliar o acesso ao mercado e impulsionar o crescimento de empresas inovadoras.

Segundo a analista do Sebrae Goiás, Emília Rosângela Pires, a expectativa é selecionar até 15 startups com faturamento de até R$ 4,8 milhões, que poderão receber investimentos de até R$ 550 mil em diferentes fases de desenvolvimento. A seleção ocorrerá por meio de edital, que será lançado em breve, e contará com avaliação de um comitê especializado formado por representantes do Sebrae e da gestora responsável pela operação.

Outro destaque da programação foi o debate sobre o papel dos ambientes de inovação no sucesso dos negócios inovadores, com representantes do Hub Goiás, Centro de Empreendedorismo e Incubação da UFG, UniEVANGÉLICA e Parque Tecnológico da UFG, reforçando a importância da conexão entre academia, setor produtivo e governo para o fortalecimento do ecossistema goiano. 

O evento também trouxe exemplos práticos de empresas que vêm transformando seus segmentos por meio da inovação, além de apresentar cases de sucesso desenvolvidos pelo Centro de Excelência em Inteligência Artificial (CEIA/UFG), considerado uma das principais referências nacionais em pesquisa e desenvolvimento de soluções baseadas em IA. 

Durante a tarde, especialistas discutiram ainda temas estratégicos como governança para ecossistemas de inovação, inovação territorial e alianças institucionais capazes de impulsionar o desenvolvimento econômico regional.

O encerramento dos debates foi marcado pelo painel “Alianças Estratégicas para Inovação”, que reuniu representantes de instituições parceiras do ecossistema de inovação, entre eles o coordenador do Pacto Goiás pela Inovação e vice-presidente da Fecomércio-GO, Marcos Chaul. O painel abordou a importância da cooperação entre entidades, empresas e organizações para fortalecer o ambiente de negócios e ampliar as oportunidades para os empreendedores goianos.

Durante sua participação, Chaul destacou a parceria consolidada entre a Fecomércio-GO e o Sebrae Goiás e apresentou o programa “Sindicato Forte, Comércio Forte”, iniciativa desenvolvida em conjunto pelas instituições e reconhecida nacionalmente pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). “No painel de hoje, nós abordamos alianças estratégicas aqui com o Sebrae. A Fecomércio tem uma aliança muito forte com a instituição. Temos um projeto de convênio, que é o Sindicato Forte, Comércio Forte, que se tornou um case nacional da CNC, conquistando o primeiro lugar. Discutimos o quanto essas parcerias são importantes e como elas geram benefícios diretos para os empresários. Empresário, se você ainda não conhece a Fecomércio e os sindicatos patronais, entre em contato conosco. Podemos ajudar no crescimento e fortalecimento do seu negócio”, afirmou.

Para Marcos Chaul, a inovação depende cada vez mais da união entre os diversos atores do ecossistema, e eventos como o ELI Summit GO fortalecem o diálogo, estimulam novas conexões e criam oportunidades para o desenvolvimento econômico sustentável de Goiás.

Ao reunir especialistas, investidores, lideranças empresariais, universidades e instituições de apoio ao empreendedorismo, o ELI Summit GO consolidou-se como um espaço de integração entre os diversos atores do ecossistema de inovação, fortalecendo conexões, compartilhando conhecimento e contribuindo para a construção de soluções capazes de impulsionar a competitividade, a transformação digital e o desenvolvimento sustentável do Estado.

Leia mais

Rolar para cima