Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Goiás

Fecomércio-GO é correalizadora do “Five G20 YEA Summit”

Compartilhe essa publicação:

Evento reuniu jovens empreendedores de países do G20 para discutir e promover iniciativas empreendedoras globais

Goiânia sediou no Centro de Convenções entre os dias 12 e 14 de junho, o “Five G20 YEA Summit”. O encontro foi organizado pela gestora de recursos financeiros Ciano Investimentos, com a correalização da Confederação Nacional de Jovens Empresários (Conaje) e da Fecomércio-GO. Prestigiada, a cerimônia de abertura lotou o Auditório Lago Azul, e contou com as presenças do presidente da Fecomércio-GO, Marcelo Baiocchi Carneiro; CEO da Ciano, Lucas Sigu Souza; presidente da Conaje, Marcus Mafia; presidente do Comitê Diretor do G20 YEA e líder da delegação indiana, Vishal Agarwalla; dos embaixadores Vusi Mavimbella (África do Sul) e Lemarron Kaanto (Quênia); dos príncipes da Arábia Saudita, Fahad Al Saud e Salman Al Saud; dos secretários estaduais Pedro Leonardo Rezende (Agricultura, Pecuária e Abastecimento), José Frederico Lyra Netto (Ciência, Tecnologia e Inovação), César Moura (Retomada) e Adriano da Rocha Lima (Secretário-Geral de Governo); além de 250 empresários estrangeiros e 150 brasileiros.

Foi a primeira vez que o Brasil sediou o “Five G20 YEA Summit” e durante três dias foram apresentados temas de relevância para os jovens empresários das nações do G20, com a finalidade de impulsionar mudanças de alcance global. A programação contemplou exposições de renomadas personalidades do universo financeiro e empresarial internacional, que versaram sobre o tema “Conectando Culturas, Promovendo Negócios: Construindo um Mundo Justo e um Planeta Sustentável”.

O evento reuniu empresários e investidores dos países membros do G20 – África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Brasil, Canadá, China, Espanha, Equador, França, Itália, Índia, Japão, México, Nigéria, Reino Unido, Sri Lanka, Singapura e Turquia – que participaram de intercâmbio de experiências, capacitações empresariais e fomento de oportunidades para networking por meio de palestras e workshops.

Dentre as atividades realizadas durante o evento, destacaram-se: as discussões sobre adaptação da Inteligência Artificial e tecnologia, painéis sobre oportunidades de investimentos, visitas à empresas goianas, além do jantar de gala oferecido após a solenidade de abertura, na noite do dia 12 de junho.

O próximo G20 YEA Summit – o encontro mundial dos jovens empreendedores das nações do G20 – ocorrerá na África do Sul, em 2025.

Participação da Fecomércio-GO

Durante discurso proferido na solenidade de abertura do evento, o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Goiás, Marcelo Baiocchi Carneiro, destacou que a entidade foi correalizadora do encontro, sediado no Brasil pela primeira vez, “por entendermos a importância de apoiar todas as iniciativas que reúnam jovens empresários interessados em participar do desenvolvimento econômico e social das comunidades em que estão inseridos”.

Ele também enfatizou sobre a escolha de Goiânia como sede, “pois oferecemos infraestrutura robusta e localização estratégica, nossa cidade é um ponto central de comércio e turismo, que conecta Goiás ao mundo e nos torna a capital do Centro-Norte brasileiro. Nosso estado é uma terra rica em cultura, tradição e potencial econômico. E nossa capital reflete essa grandeza ao se posicionar como um centro dinâmico de desenvolvimento. O ‘Five G20 YEA Summit’ simboliza nossa capacidade de construir pontes e fortalecer laços internacionais”, destacou.

Dentro da programação do encontro, a Fecomércio-GO recebeu durante almoço, na sede da entidade, no dia 14 de junho, os presidentes das delegações de jovens empresários, assim como os dirigentes das entidades realizadoras do “Five G20 YEA Summit”. Na oportuidade, o presidente Baiocchi e o diretor da Câmara de Comercio Exterior da entidade (Fecomex), Marcelo Gomes, mostraram as potencialidades econômicas de Goiás, assim como apresentaram a atuação das entidades que formam o Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-GO.

Scroll to Top