Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Goiás

Fecomércio-GO participa de missão comercial do Sebrae Goiás à Holanda

Compartilhe essa publicação:

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Goiás (Fecomércio-GO) integra a missão comercial promovida pelo Sebrae Goiás à Holanda para prospectar oportunidades de negócios para micro e pequenas empresas do Estado. A entidade será represtada por seu presidente, Marcelo Baiocchi, que é também conselheiro do Sebrae.

Para identificar oportunidades de negócios para as micro e pequenas empresas, dirigentes e conselheiros do Sebrae Goiás têm agenda marcada no próximo dia 11 de abril no Consulado-Geral do Brasil em Amsterdã, onde serão recebidos pelo Cônsul-Geral Cézar Amaral. O Consulado é responsável por promover a cooperação bilateral entre o Brasil e a Holanda e um importante ponto de contato para negócios e promoção da cultura brasileira na Holanda.

Na oportunidade, a comitiva apresentará as ações do Sebrae para a promoção da cultura empreendedora, a articulação de políticas públicas para a criação de um ambiente legal mais favorável, o acesso à tecnologia e à inovação e, principalmente, a novos mercados.

Outra iniciativa é apresentar uma carta de intenção para empreendedores locais participarem da Semana da Moda Goiana – AMARÊ FASHION, evento promovido pelo Sebrae em parceria com o Governo de Goiás, Fecomércio, Sesc e Senac.

O Reino dos Países Baixos (Holanda) é o terceiro principal destino das exportações goianas. Em 2020, o Estado comercializou US$ 263,677 milhões com o país da Europa Ocidental, de acordo com o relatório ‘Balança Comercial do Estado de Goiás’, publicado pelo Ministério da Economia–Comex Stat. Entre os principais produtos destacam-se os complexos de soja, carnes e milho, além das ferroligas, sulfeto de cobre, açúcar, ouro, algodão e couros e derivados.

Segundo Marcelo Baiocchi, “a missão comercial será fundamental para estreitarmos as relações bilaterais entre Goiás e Holanda, criando oportunidades de novos negócios, com geração de empregos, renda e divisas para nosso Estado”. O presidente da Fecomércio-GO destaca que a entidade ampliou sua participação para cooperação econômica com a criação de unidade própria de comércio exterior, a Fecomex, que vem realizando intensa agenda de rodadas de negócios e reuniões de trabalho com nações com novas oportunidades econômicas.

“A Fecomércio, por meio da Fecomex, tem ampliado o relacionamento institucional com as representações dos países com os quais Goiás mantém pauta comercial importante, com objetivo de fechar novos negócios e promover intercâmbio nas áreas de cultura, educação, inovação, ciência e tecnologia”, afirma o presidente da Fecomércio-GO e conselheiro do Sebrae Goiás. “As missões comerciais são excelentes oportunidades para avançarmos nessas tratativas e celebrarmos essas parcerias”, afirma.

Marcelo Baiocchi integra comitiva formada pelos diretores do Sebrae Marcelo Lessa Medeiros Bezerra (Técnico), João Carlos Gouveia (Administração e Finanças), o também conselheiro Ubiratan da Silva Lopes (Facieg) e o presidente da Goiás Turismo, Fabrício Borges Amaral, representando o Governo de Goiás.

KingPins
Em função do AMARÊ FASHION e da representatividade da indústria da confecção goiana, que conta com 23.977 empreendimentos, em sua maior parte micro e pequenas empresas, a comitiva participará da Feira KingPins, um evento anual que reúne profissionais, marcas e empresas da indústria de vestuário, moda e acessórios. A feira é conhecida por ser um dos principais eventos do setor, atraindo visitantes de todo o mundo interessados em conhecer as últimas tendências, tecnologias e produtos.

Criada em 2004, a KingPins recebe fabricantes de diversos países, estreitando o relacionamento entre desenvolvedores de produtos e ampliando o diálogo sobre as tendências para as próximas temporadas no mercado do jeans.

Programação incluiu logística, sustentabilidade e turismo

A programação da missão empresarial segue com visitas técnicas a plataformas de serviços de logística, transporte e alfândega, passando por complexos portuários restaurados para se transformarem em espaços empresariais.

O roteiro inclui a Holland International Distribution Council (HIDC), uma associação pública-privada que representa e promove a indústria holandesa, financiado pelo Ministério de Assuntos Econômicos da Holanda. A organização oferece serviços para empresas estrangeiras que desejam se estabelecer na Holanda.

Também consta da programação visita técnica à Energie Beheer Nederland (EBN), empresa holandesa de energia renovável, responsável pela captura e armazenamento de 2,5 milhões de toneladas de CO² da indústria local (em parceria com Assessoria de Imprensa do Sebrae Goiás).

Scroll to Top