Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Goiás

Fecomércio-GO promove reunião de aproximação econômica entre Goiás e China

Compartilhe essa publicação:

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Goiás (Fecomércio-GO) promoveu nesta segunda-feira (26/8), em parceria com o governo de Goiás, reunião de aproximação econômica entre investidores e empresários goianos e da China. No encontro, realizado no auditório da entidade, os representantes chineses e de entidades classistas assinaram um memorando de entendimento para dar sequência às tratativas, com o objetivo de realizar novas parcerias e negócios.

O memorando foi assinado pela Fecomércio-GO e sindicatos filiados, pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), pelo Governo de Goiás, pela Associação Empresarial da Região da Rua 44 (AER44), e pelas autoridades das localidades chinesas que estiveram na federação para apresentar suas potencialidades e oportunidades de negócios. A reunião de trabalho foi promovida e coordenada pela Câmara de Comércio Exterior da Fecomércio – Fecomex.

A delegação chinesa apresentou, durante a reunião, as atividades econômicas mais relevantes das cidades de Baoding, Baigou e Pangkou, do distrito Mancheng e do condado de Gaoyang. O vice-presidente da Fecomércio-GO e presidente do Sindilojas-GO, Cristiano Caixeta, afirmou, ao dar as boas-vindas para a delegação da China, que o objetivo da parceria é estreitar não apenas os laços econômicos, mas também as culturais entre o estado e a nação chinesa, com foco no intercâmbio de conhecimento e no turismo. Caixeta representou o presidente da Fecomércio-GO e vice-presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Marcelo Baiocchi.

O secretário estadual de Agricultura, Pedro Leonardo de Paula Rezende, que representou a administração estadual na reunião, disse que o fato de a China ser o principal destino das exportações goianas não impede que o estado amplie sua parceria comercial com os chineses, especialmente em novas áreas de interesse, como tecnologia e inovação. Segundo dados do governo estadual, em 2023 a China comprou mais de metade dos produtos exportados por Goiás, com um valor de US$ 909,7 milhões, principalmente o complexo soja, carnes e miudezas, milho e ferro-ligas.

Entre os integrantes da delegação chinesa presentes na reunião estavam Liu Xiaomeng, vice-prefeita da cidade de Baoding; Qi Zhiguo, chefe do condado de Gaoyang; Li Xijia, vice-chefe do distrito de Mancheng; Li Jian, vice-diretor do comitê administrativo da nova cidade de Baigou; Wang Ying, oficial do Escritório de Assuntos Exteriores do governo municipal de Baoding; Jia Fan, membro do Escritório de Assuntos Exteriores do governo municipal de Baoding; e liu juan, vice-diretora do Centro de Serviços de Peças Automotivas e Máquinas Agrícolas de Pangkou.

Scroll to Top