Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Goiás

Fecomércio-GO sedia reunião entre empresários goianos, embaixada da Jordânia e gigante do mercado de produção de potássio

Compartilhe essa publicação:

Na tarde da última quinta-feira (27), a Fecomércio-GO sediou uma reunião com a presença do vice-embaixador do Reino Haxemita da Jordânia, Faris Mousa Al-Adwan, o diretor para Brasil e América do Sul da Arab Potash Company, Firas Momani, a analista sênior de Relações Institucionais da Câmara Árabe, Elaine Prates e a chefe de Gabinete da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Goiás (Seapa), Paula S. Rosa Coelho. O diretor da Fecomex, braço de comércio exterior da Federação, Marcelo Gomes, representou a instituição no evento e conduziu a reunião que também contou com a presença de empresários do agronegócio e representantes do Porto Seco de Anápolis. O evento contou com a presença do presidente do Sindiposto e vice-presidente da Fecomércio-GO, Márcio Andrade, que fez a abertura da reunião.

“A Jordânia é um importante produtor de potássio, elemento fundamental na composição de fertilizantes utilizados na produção agrícola, e a Arab Potash Company é a sexta maior produtora de potássio no mundo, além de ser a única empresa a produzir esse elemento entre os países árabes e estar em busca de expandir sua atuação na América Latina, sobretudo no Brasil. Então, essa reunião foi uma importante oportunidade de aproximarmos nossos mercados e alavancar novos e prósperos negócios para Goiás. Alguns produtores goianos já haviam tentado – sem sucesso – comprar da Arab Potash Company e, na nossa reunião, essa possibilidade começou a ser construída”, afirmou Marcelo Gomes.

O diretor da Fecomex ressalta que a reunião contou com participantes de diversas partes do Estado, todos muito interessados em estabelecer contato e relacionamento com a Arab Potash Company. “Somente há quatro meses a empresa estabeleceu presença no Brasil e, apesar de seus escritório comercial estar instalado em São Paulo, Goiás está no páreo para receber a instalação da planta do seu centro de distribuição, pois eles estão em busca de um lugar para essa implantação”, completa Marcelo.

Com a contribuição do padre Rafael Magul, a agenda também foi uma oportunidade para apresentar, aos convidados, a comunidade árabe que vive aqui. Somente em Goiás, são aproximadamente 300 mil pessoas, entre sírios e libaneses. “Almoçamos com representantes locais da comunidade árabe e, na parte da tarde, trouxemos os empresários, sobretudo os distribuidores e atacadistas de fertilizantes, para nossa reunião na Federação”, explica o diretor da Fecomex, que também reforça que a oportunidade só foi possível a partir de uma ação conjunta entre Fecomércio-GO, por meio da Fecomex, e Seapa que, juntas, viabilizaram a reunião que deve trazer benefícios mercadológicos para todos os participantes do encontro.

Scroll to Top