Fecomércio participa de debate sobre o legado da Art Déco em Goiânia

Compartilhe:

O Sistema Fecomércio Sesc Senac marcou presença no evento “Art Déco em Debate”, realizado nesta segunda-feira (18), no Sesc Centro. A iniciativa, promovida pela Prefeitura de Goiânia, por meio da Agência Municipal de Turismo e Eventos (GoiâniaTur), reuniu especialistas, o prefeito de Goiânia, Sandro Mabel; o diretor regional do Sesc Senac, Leopoldo Veiga Jardim; o assessor da presidência do Sistema, Simeyzon Silveira; a arquiteta e urbanista Beatriz Otto de Santana, técnica do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN);e a arquiteta Melissa Martins Alves, gerente de Projetos Arquitetônicos da Secretaria de Estado de Cultura de Goiás (Secult-GO), para discutir estratégias de preservação, valorização e promoção do patrimônio arquitetônico Art Déco da capital.

Representando a entidade, o assessor de comunicação da presidência, Iuri Godinho, participou da mesa diretiva do encontro que integrou as comemorações do centenário do movimento Art Déco, celebrado mundialmente ao longo de 2025. Para a Fecomércio, a discussão é fundamental não apenas pela relevância histórica do estilo, mas também pelo seu potencial de fortalecimento do turismo cultural e da economia criativa em Goiás.

Com 22 monumentos tombados, Goiânia abriga o maior conjunto de edificações em Art Déco do Brasil. O debate reforçou a importância de ações integradas entre poder público, instituições e comunidade para que esse legado seja preservado e continue contribuindo para a identidade cultural e o desenvolvimento da cidade.

Leia mais

Rolar para cima