Na tarde desta terça-feira (5), o presidente da Fecomércio-GO, Marcelo Baiocchi, recebeu a equipe da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) de Goiás para uma apresentação técnica dos primeiros estudos voltados à estruturação de um Distrito de Inovação na região central de Goiânia, abrangendo sete bairros estratégicos.
Estiveram presentes o Subsecretário de Inovação e Desenvolvimento Sustentável, Raphael dos Santos Veloso Martins; o Superintendente de Inovação Tecnológica, Gabriel Augusto Silva Alves; o Gerente de Internacionalização de Empreendimentos Inovadores, Tiago Ciro Moral Zancopé; e o Especialista em Ambientes Inovadores, João Paulo Vera. Também participaram da reunião o coordenador do Pacto Goiás Pela Inovação e presidente do Sindinformática, Marco César Chaul, o diretor regional do Sesc e Senac, Leopoldo Veiga Jardim, o diretor de transformação digital e inovação, Tiago Silva Santos, e o chefe de gabinete da presidência, Fabrício Pessoa.
Durante o encontro, foram apresentados os eixos estratégicos que guiarão a concepção do Distrito de Inovação, levando em conta o ecossistema atual de ciência, tecnologia e inovação em Goiás. A equipe destacou a importância de mapear e articular os diferentes atores presentes no território — como equipamentos públicos, empresas, startups, ambientes de inovação, instituições de ensino superior e centros de excelência — de forma a garantir uma construção coletiva e inclusiva do projeto.
Os representantes da SECTI detalharam ainda as etapas previstas, os produtos a serem entregues e os cronogramas de execução, reforçando o caráter estratégico da iniciativa para a requalificação urbana e o fomento à economia do conhecimento na capital goiana.
O diretor regional do Sesc e Senac manifestou o interesse em integrar o projeto, destacando que a unidade do Senac Infinite situada no Setor Santa Genoveva que está em processo de revitalização e poderá abrigar novas iniciativas ligadas à inovação. Ele convidou a equipe da SECTI, bem como os parceiros do Porto Digital envolvidos no projeto, para uma visita técnica ao espaço.
Baiocchi reforçou o compromisso da Fecomércio com projetos que ampliem os serviços, fortaleçam o setor produtivo e contribuam com o desenvolvimento econômico e social do Estado. “Quanto mais serviço, melhor para o Sistema como um todo. Estamos à disposição para colaborar com essa importante iniciativa”, afirmou.