Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Goiás

Goiás realiza primeira reunião do Brasil com parlamentares na CNC, em apoio ao Sistema Comércio

Compartilhe essa publicação:

Em encontro com a bancada federal goiana em Brasília, o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Goiás (Fecomércio-GO), Marcelo Baiocchi, destacou as ações sociais do Sistema Sesc-Senac e pediu engajamento na rejeição dos artigos da Medida Provisória em tramitação no Congresso Nacional que remanejam recursos das entidades para a Embratur. A reunião, realizada na Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), com a participação do presidente da entidade, José Roberto Tadros, foi a primeira em defesa do Sistema Comércio realizada no país.

“O Sesc e o Senac realizam um trabalho extremamente relevante para o desenvolvimento econômico e social do Estado. São ações imprescindíveis, com efeitos concretos na geração de emprego e renda, na qualificação profissional e no empreendedorismo”, afirmou Marcelo. O presidente da Fecomércio-GO disse que a realocação de recursos vai prejudicar essas atividades.

Participaram da reunião o senador Wilder Morais (PL) e os deputados federais Alexandre do Baldy (PP), Marussa Boldrim (MDB), Gustavo Gayer (PL), Adriana Accorsi (PT), Leda Borges (PSDB), Ismael Alexandrino (PSD), Jefferson Rodrigues (Republicanos), Flávia Morais (PDT) e Silvye Alves (União Brasil). “O Sesc Senac faz um trabalho de grandeza em Goiás e no Brasil, que precisa continuar”, disse Marcelo Baiocchi. Os presidentes do Sindicato do Comércio de Materiais de Construção do Estado de Goiás (Sindimaco-GO), Irma Fernandes, e do Sindicato dos Proprietários de Pit-dog em Goiânia (Sindpit-dog), Ademildo de Godoi, também participaram.

“Dinheiro privado não é de uso público, além de inconstitucional, é ilegal e imoral. Caso a transferência de recursos aconteça, quem perderá não é somente o Sistema, mas toda a população brasileira. Estamos expondo as consequências a todos os parlamentares”, afirmou Tadros.

Baiocchi fez uma prestação de contas, durante a reunião, das atividades realizadas pelo Sesc Senac Goiás em 2022. “Foram 170 mil pessoas qualificadas em Goiás no ano passado, a maior maratona de atividades culturais do país em 2022, com mais de 1.200 apresentações artísticas, duas mil toneladas de alimentos doados, além das ações de enfrentamento à pandemia nesses três últimos anos”, disse Baiocchi. As confederações nacionais do setor produtivo e a Fórum de Entidades Empresariais (FEE) de Goiás mobilizam as bancadas federais pela rejeição do remanejamento de recursos.

A transferência de recursos doServiço Social do Comércio (Sesc) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem (Senac) para Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo) foi incluída no texto da Medida Provisória 1147/2022, originalmente proposta pelo governo federal para criar o Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos e reduzir as alíquotas da Contribuição PIS/Pasep e da Cofins incidentes sobre as receitas decorrentes da atividade de transporte aéreo regular de passageiros. Durante a apreciação do texto na Câmara dos Deputados, foram inseridos na MP os artigos 11° e 12°, que redirecionam, para a Embratur, os valores equivalentes a 5% das importâncias arrecadadas para o Sesc e o para Senac.

Scroll to Top