Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Goiás

Senac mostra a pluralidade goiana na Semana da Gastronomia Regional

Compartilhe essa publicação:

Há uma letra de música sertaneja que diz, “todo canto é lindo, pra mim tanto faz, quando eu quero mais, eu vou pra Goiás”. Essa foi a missão da Semana da Gastronomia Regional, realizado pelo do Departamento Nacional do Senac, entre os dias 5 a 8 de agosto, em Brasília, com a participação do Senac Goiás, mostrar a pluralidade da cozinha goiana e apresentar a cultura e suas tradições para o público da capital federal.

 A Semana da Gastronomia Regional ocorreu nos restaurantes-escola do Senac na Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), no Anexo IV da Câmara dos Deputados e no Senado Federal. Ademais, 18 pessoas participaram de uma aula show no Centro de Excelência de Gastronomia, em Brasília, que foi a abertura do evento. Além da equipe, o evento contou com a presença do assessor de relações institucionais da Fecomércio Goiás, Simeyzon Silveira, e do diretor regional do Sesc Senac, Leopoldo Veiga Jardim.

“Foram quatro dias de atividades, primeiro a aula show, que funcionou como uma introdução daquilo que trouxemos. Essa semana foi exclusiva para o nosso regional. Na aula show, pensamos em algo plural e falamos dos costumes e histórias do estado. No primeiro dia, levamos três croquetes que foram de frango com pequi, carne seca recheada com queijo e pirarucu”, explicou o chef e assessor especial de Gastronomia do Senac Goiás, Danilo Campos.

Almoços

Já os almoços, foram marcados pelo sabor do frango caipira com pequi, chica doida, leitão à pururuca, boi Curraleiro, carne de sol e peixes, fazendo alusão ao Rio Araguaia. Também foram destaques as sobremesas com doces cristalizados, Pastelin de Goiás, comportas variadas e ambrosia.

Ao lado de Danilo Campos, também participaram da Semana da Gastronomia Regional o coordenador pedagógico de Gastronomia do Senac Goiás, Márcio Zago, os chefes Rony Campelo e Christopher Tavares e o confeiteiro Gabriel Henrique.

Cora Restaurante TJ

“Trouxemos um time de peso para a produção de todos os pratos e também para prepará-los para a inauguração do Cora restaurante-escola do Tribunal de Justiça. Todo o serviço foi um preparativo, um teste de aquecimento dos motores”, frisou Danilo Campos.

De acordo com ele, o formato dos restaurantes da CNC e Senado Federal são semelhantes ao novo restaurante-escola do Senac Goiás com o serviço à la carte para os pratos principais e sobremesas, contudo com um diferencial, em Goiânia, as entradas serão no self-service e os croquetes no serviço volante.

O Cora restaurante-escola do TJ será inaugurado neste segundo semestre de 2024, com um espaço para atender mais de 80 pessoas, com o objetivo ampliar as áreas de ensino dos alunos de Gastronomia do Senac Goiás.

*Com informações da Assessoria de Comunicação do Senac

Scroll to Top