O vice-presidente tesoureiro da Fecomércio-GO e presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Carnes Frescas no Estado de Goiás (Sindiaçougue-GO), Silvio Yassunaga, marcou presença na 327ª reunião da Comissão de Enquadramento e Registro Sindical do Comércio (Cersc), realizada no dia 23 de janeiro, no Rio de Janeiro. A participação reforça a representatividade de Goiás nos debates nacionais sobre a organização e a manutenção da representação sindical do comércio de bens, serviços e turismo.
Órgão técnico da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a Cersc atua desde 1991 com a missão de conferir previsibilidade e segurança jurídica ao plano sindical do comércio. Criada no contexto das mudanças institucionais trazidas pela Constituição de 1988, a Comissão passou a exercer função central após o fim da interferência direta do Estado na organização sindical, analisando consultas, sanando conflitos de representação e orientando o sistema confederativo com base em critérios legais e nas normas do Sicomércio.
Presidida pelo conselheiro Lázaro Luiz Gonzaga, a reunião contou com a presença dos membros titulares Ivo Dall’Acqua Jr. (SP), Kelsor Gonçalves Fernandes (BA), Rubens Torres Medrano (SP), José Roberto Tadros Junior (AM), Denis Cavalcanti (PI), além do diretor jurídico e sindical da CNC, Alain MacGregor, e dos advogados da Diretoria Jurídica e Sindical da Confederação. Na ocasião, foram analisadas nove pautas de processos envolvendo alteração estatutária, integração ao Sicomércio, consultas sobre filiações e enquadramento sindical.
As reuniões da Cersc ocorrem mensalmente na sede da CNC e seguem rito administrativo que assegura o cumprimento da autorregulação do sistema, com análise técnica prévia e deliberação colegiada. Ao longo de mais de três décadas, os entendimentos consolidados pela Comissão tornaram-se referência para entidades sindicais, empresas comerciais, escritórios de contabilidade, poder judiciário, operadores do direito e o meio acadêmico.




