Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Goiás

Sistema Fecomércio Sesc Senac recebe OIM para discutir qualificação profissional de goianos retornados da Europa

Compartilhe essa publicação:

Objetivo é reintegrar goianos à sociedade e o Senac foi apontado como um possível parceiro para essa iniciativa, devido a sua variedade de programas sociais.

No dia 24 de abril, o Sistema Fecomércio Sesc Senac, por meio do seu Câmara de Comércio Exterior (Fecomex), e representada por seu diretor e secretário, Marcelo Gomes e José Lucas Dadalt, recebeu a Organização Internacional para as Migrações (OIM) da ONU e representantes belgas da FEDASIL (Federal agency for the reception of asylum seekers), organização que é responsável pelo acolhimento dos requerentes de proteção internacional e de outros grupos-alvo. O objetivo do encontro foi definir estratégias para reintegração de goianos repatriados em Goiás.

Os goianos formam um grande grupo presente na Bélgica e muitos deles enfrentam situações de vulnerabilidade ao retornarem para o Brasil, seja por estarem em situação irregular no país ou por decisão própria. A OIM e a FEDASIL discutiram possíveis programas de qualificação e profissionalização para reintegrar esses grupos na sociedade e o Senac foi apontado como um possível parceiro para essa iniciativa, uma vez que oferece um variado número de programas sociais, como o Programa Senac de Gratuidade, projeto Marias e Mesa Brasil, além de cursos que incentivam a inserção das pessoas no mercado de trabalho.

Com o aval do presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac em Goiás e vice-presidente da Confederação Nacional de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Marcelo Baiocchi, e do diretor regional do Sesc Senac em Goiás, Leopoldo Veiga, a reunião marcou uma possível abertura para a criação de novos projetos de cunho social na área internacional de migrações.

Scroll to Top