Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Goiás

Auriovane D’Ávila exibe obras e realiza pintura ao vivo durante visita da CNC à Cidade de Goiás

Compartilhe essa publicação:

Artista vilaboense é famoso por utilizar a técnica de pintura com areia da Serra Dourada sobre tela, desenvolvida na década de 60 pela artista goiana Goiandira de Couto.

Na última terça-feira (23/7), a comitiva da Confederação Nacional do Comércio (CNC), durante visita à Cidade de Goiás, teve a oportunidade de apreciar as obras do renomado artista plástico vilaboense Auriovane D’Ávila @auriovanedavila, conhecido como o “Mago das Areias”. No Hotel Sesc Vila Boa, Auriovane expôs suas belíssimas obras e pintou um novo quadro ao vivo, demonstrando sua maestria na técnica que o consagrou.

Auriovane é famoso por utilizar a técnica de pintura com areia da Serra Dourada sobre tela, desenvolvida na década de 60 pela artista goiana Goiandira de Couto. As obras de D’Ávila são criadas com areias de pedras trituradas da Serra Dourada, que proporcionam areias naturalmente coloridas. A técnica consiste em riscar o desenho na tela, aplicar cola e salpicar areia com a ponta dos dedos. As obras expostas no Hotel Sesc Vila Boa retratavam as ruas e construções históricas da antiga capital do Estado.

O artista relembrou que, aos 14 anos, esteve na Serra Dourada com seu pai para buscar areias de cores naturais, encontrando cerca de 20 tonalidades diferentes. Atualmente, após várias expedições, Auriovane possui mais de 580 tons e sobretons em sua paleta, consolidando-se como o único que aprimorou a técnica de Goiandira de Couto.

Durante a ocasião, foram encomendadas obras do artista para decorar os quartos do Hotel Sesc Vila Boa, na Cidade de Goiás. O presidente da CNC, Roberto Tadros, e o da Fecomércio-GO, Marcelo Baiocchi, juntamente com os diretores do Sistema Comércio, acompanharam de perto a criação dos quadros.

Scroll to Top