Seminário promovido pelo Sindicato das Sociedades de Fomento Mercantil Factoring dos Estados de Goiás e Tocantins (Sinfac GO-TO), no dia 05/12, no Papillon Hotel, reuniu empresários e demais interessados para discutir a Empresa Simples de Crédito (ESC), uma novidade na legislação. O evento contou com palestra do advogado, consultor e especialista na área, Alexandre Fuchs das Neves, que veio de Porto Alegre (RS).
O presidente do Sinfac, Nilson Castro Marinho, disse que o intuito do evento foi esclarecer os aspectos da ESC para os participantes do evento. “A Empresa Simples de Crédito veio com o intuito de atender, principalmente, o micro e o pequeno empresários, de todos os ramos do comércio. Este empresário não tem facilidade de crédito junto aos bancos, nem cooperativas hoje existentes, não é um cliente em potencial”, assinalou. “O governo criou esta lei vendo esta necessidade”, disse, sobre a legalização de empréstimos para o nicho, com a nova lei.
O presidente disse que a categoria que representa tem necessidade de se aprofundar no assunto, em como constituir uma ESC, o contrato social, a operacionalização, linhas de crédito e outros aspectos. Em Goiás já são 22 empresas.
Alexandre Fuchs disse que ESC “é uma estrutura que permite a concessão de empréstimo, financiamento e desconto de título por empresas pequenas, com capital próprio, que o que a gente chama de crédito paroquial”. Ele lembra que a nova lei objetiva girar recursos na economia atendendo o segmento de micro e pequeno empresariado que faz parte de 26% do PIB e gera 90% dos empregos. “Nosso setor de fomento está começando a olhar para o pequeno, que precisa de pequenos valores, para uma emergência, para um financiamento de uma máquina”, exemplificou, assinalando que “a ESC não é um mini banco” e a nova modalidade tem “sérias responsabilidades”.
O evento teve o apoio da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Goiás (Fecomércio-GO), representada na ocasião por Orlando de Souza Santos, Diretor Executivo de Cultura, Lazer, Assistência e Saúde do Sesc, e de diversas empresas, como a RBM WEB Sistemas Inteligentes, a MLS Serviços Contábeis e Gestão Empresarial, além da Decisão Sistemas e da Central de Registros CRDC.

- Comércio
Sinfac discute Empresa Simples de Crédito
- às
Compartilhe:
Leia mais