O encontro foi promovido na sede do Secovi-GO e contou com a presença de lideranças classistas, empresariais e políticas
O presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-GO e vice-presidente da CNC, Marcelo Baiocchi Carneiro, esteve presente na sede do Secovi-GO, no dia 02 de setembro, durante encontro promovido pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico de Goiânia (Codese) – do qual a Fecomércio-GO é integrante – em parceria com o Fórum Goiano da Habitação (Secovi-GO, Ademi-GO, ADU-GO e Sinduscon-GO). O evento contou com a participação do prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, e de diversas lideranças empresariais e classistas, secretários e presidentes de agências municipais.
A presidente do Codese, Helena Machado Ribeiro, entregou ao prefeito projetos estruturantes para a Capital, contemplando áreas essenciais ao desenvolvimento de Goiânia: Governança, Sustentabilidade, Desenvolvimento Econômico, Cidadania e Urbanismo. Cada eixo reúne iniciativas estratégicas voltadas ao futuro da cidade, com foco em planejamento urbano, inovação, inclusão social e crescimento sustentável.
Helena Ribeiro destacou que a entrega dos projetos representa um legado para a “Goiânia 2033”, quando a Capital completará 100 anos. Ressaltou ainda que o Mapa Estratégico elaborado pela entidade contempla polos de desenvolvimento específicos, com o objetivo de posicionar Goiânia entre as cinco principais capitais brasileiras.
DECRETO DE ARRUAMENTO
Na sequência, o prefeito Sandro Mabel assinou o decreto de arruamento de Goiânia, que define procedimentos obrigatórios para a reserva, desmembramento, destinação e implantação de áreas voltadas à adequação viária; e estabelece responsabilidades entre o poder público e os empreendedores quanto à execução das obras de infraestrutura. Mabel também apresentou as principais frentes de trabalho de sua gestão em áreas como infraestrutura, segurança, saúde, educação e mobilidade urbana.
A medida é considerada um avanço importante para garantir segurança jurídica e previsibilidade em novos empreendimentos imobiliários, além de contribuir para o ordenamento urbano da capital.
Na oportunidade, o prefeito Sandro Mabel também apresentou as principais frentes de trabalho de sua gestão em áreas como infraestrutura, segurança, saúde, educação e mobilidade urbana.
Na avaliação de Marcelo Baiocchi, “sem dúvida, o encontro reforçou que o futuro da nossa Capital está sendo construído por meio da união entre os setores público e privado. Nesse contexto, o Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-GO seguirá presente, oferecendo todo o suporte necessário”.

