Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Goiás

Fecomércio e Embaixada do Quênia avaliam oportunidades de negócios

Compartilhe essa publicação:

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Goiás (Fecomércio-GO) recebeu na tarde desta quinta-feira (2), na sede da entidade, a representação diplomática do Quênia no Brasil para discutir as oportunidades de ampliação do comércio bilateral. Na reunião de trabalho, a Fecomex, unidade de comércio exterior da federação, e a delegação do país africano apresentaram indicadores econômicos e as áreas de interesse prioritário para a prospecção de novos negócios.

O embaixador do Quênia no Brasil, Lemarron Kaanto, foi recebido na Fecomércio-GO pelo vice-presidente da entidade, Márcio Andrade, e pelo diretor da Fecomex, Marcelo Gomes. A federação promoveu almoço seguido de rodada de reunião com empresários de Goiás. Durante o encontro, o embaixador afirmou que o governo do país africano está implantando um plano decenal arrojado com o objetivo de diversificar sua pauta de importações e exportações.

“O Brasil é prioridade nesse planejamento de dez anos”, afirmou Lemarron Kaanto, observando que a vocação principal do Quênia também são as atividades ligadas ao agronegócio, mas que a administração do país vai apostar nos investimentos em ciência, tecnologia e inovação. O embaixador disse que as micro, pequenas e médias empresas são prioridade nessa estratégia de expansão dos negócios, com foco na economia criativa.

O vice-presidente Fecomércio-GO, Márcio Andrade, representou o presidente da federação, Marcelo Baiocchi, no encontro bilateral. Andrade afirmou que a Fecomércio-GO está promovendo agenda estratégica de ampliação do diálogo com os governos e empresários dos países com os quais os empreendedores do setor do comércio de Goiás têm interesse direto e prioritário em ampliar seus negócios.

Segundo o vice-presidente, “o Quênia está entre essas prioridades e que a pauta comercial mostra que há diversas oportunidades de expansão”. Marcelo Gomes disse que a Fecomex está a disposição para promover a ampliação das relações econômicas bilaterais. “A Fecomex foi implantada na Fecomércio-GO pelo presidente Marcelo Baiocchi com essa missão, e estamos inteiramente à disposição”, afirmou Gomes.

Em 2022, os principais produtos exportados pelo Brasil para o Quênia foram máquinas e equipamentos de transportes, produtos alimentícios e animais vivos e produtos químicos. A soja e o minério de ferro foram os itens com maior volume de vendas para o país africano. Até novembro, o valor acumulado no ano nas exportações foi de US$ 280,8 bilhões. A Fecomércio-GO integra a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), presidida por José Roberto Tadros. (Imagens: Sílvio Simões)

Scroll to Top